domingo, 25 de maio de 2014

Medindo as expectativas

Deixo aqui uma reflexão pra esse domingo chuvoso!!!


"Somos, no mais das vezes, mais vítimas do nosso terror do que dos perigos reais, e sofremos mais com a ideia que fazemos das coisas do que com as próprias coisas. (...) Eis o meu conselho: não fiques infeliz antes da hora; os perigos cuja chegada iminente tu temes talvez não cheguem nunca."
Sêneca, em As relações humanas (século I)


E pra que nessa semana que vai iniciar, nós tentemos criar menos expectativas com relação às coisas para que assim, soframos menos!

Estava lendo um texto que dizia que é curioso nós sairmos de casa e nos estressarmos com o trânsito, por exemplo. Já não é esperado que ele exista?

E sobre os perigos, eu sou uma péssima pessoa pra falar deles, vivo com medo de tudo. E realmente, é um sofrimento em vão! 
Ou que nós nos estressemos por ter que ficar até mais tarde no trabalho. Isso não podia ser algo previsto?
E quando alguém nos trata de forma grosseira. Por quê ficar tão irritado ao invés de pensar que quem está com problema é a pessoa que foi grossa, e não você?
Sei que na prática é difícil administrar essas pequenas, ou mesmo grandes situações que nos irritam no dia-a-dia. Mas vamos tentar aos poucos pensar de forma mais racional, por mais difícil que seja..sofrer com as próprias coisas mais do que com a ideia que fazemos delas.
É muito bom sonhar..idealizar uma semana perfeita, sem imprevistos..mas a notícia ruim é que ela não existe. E se existir sem nós estarmos esperando por ela, será melhor ainda!
Preocupação - o próprio nome diz, é "pré ocupar-se" com algo, sem nem saber se ele existirá, se ele será como idealizamos, se precisamos mesmo nos ocupar com aquilo ao invés de nos ocuparmos com outras coisas e pensamentos..é inevitável sim, mas desgasta a nossa saúde muitas vezes à toa. 
Difícil trabalhar esse sentimento, ainda mais em um contexto em que as pessoas ao nosso redor estão sempre nos colocando medo, enfatizando coisas ruins, prevendo cenários negativos. Se ele vier de forma a trabalharmos para evitar o que nos está causando preocupação, é o melhor cenário. 
Usemos nossos medos para termos precauções e ficarmos tranquilos e preparados com relação ao que possa vir a acontecer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário