sábado, 8 de fevereiro de 2014

Entrevista com um vencedor!

Olá queridos leitores!

Após um tempinho sem aparecer por aqui, venho com uma entrevista feita a uma pessoa muito especial: meu irmão! 
Ele está em uma fase de transição da vida, pela qual muitos de nós já passamos e sabemos o quanto é delicada..a saída do colégio, escolha do curso, vestibulares e ingresso na faculdade!
Apesar da pouca idade, sempre o admirei muito pela forma como ele encara seus desafios, e me espelho nele em muitas coisas. Acho a experiência vivida por ele pode ajudar a você, independente da fase pela qual esteja passando! 

Pois é, ele prestou apenas as 4 maiores faculdades (USP, Unicamp, Unesp e FGV) e pasmem, passou nas 4! Sendo que na FGV, passou em primeiro lugar!
Estamos todos muito orgulhosos dessas grandes conquistas e torcendo para que ele, acima de tudo, seja muito feliz com suas escolhas e novo caminho!

Nome: Renan Brienza Simões
Idade: 17 anos
Cursos: Administração Pública na FGV e Direito na USP
Hobbies: Taekwondo, cinema, leitura, viajar, comer chocolate (rs)

1) Qual foi a sua primeira grande conquista?
R: O processo de emagrecimento. Desde pequeno eu era gordinho e vivia indo a nutricionistas e fazendo muito esporte, mas sem conseguir conseguir atingir meu objetivo que era emagrecer de forma saudável. Foi com o Taekwondo e com o apoio do mestre Luis Gustavo que, em um período de 2 anos, eu tomei consciência da real necessidade de mudança e consegui mudar meus hábitos alimentares e esportivos. Ter uma vida mais saudável melhorou minha autoestima e disposição.

2) Como foi o processo de decisão dos cursos de graduação?
R: Desde muito cedo eu queria encontrar uma forma de deixar a minha marca no mundo, transformando-o em um lugar melhor. Pode parecer clichê, mas quando essa vontade se concretiza, ela tem valor. Foi então que conheci o curso de administração pública da FGV por meio de uma palestra, a qual me encantou. O primeiro passo para transformar alguma situação, é conhecê-la a fundo. Ter uma noção teórica e prática da administração pública brasileira, estudada em uma faculdade, além de uma base jurídica, são os primeiros requisitos para me preparar para atingir objetivos maiores.
  
3) Qual foi seu maior medo e seu maior desafio?
R: O maior medo é não ter mais a zona de conforto que a escola representava. 
    O maior desafio foi conseguir conciliar os estudos com a vida social, o esporte, as atividades extras. 
    Ano passado criamos o Projeto Mãos Dadas que consiste em distribuir alimentos e panfletos informativos para cidadãos em situação de rua. Esse projeto demandou tempo e esforço, mas fez parte do processo de amadurecimento e crescimento necessários para quem quer, mais do que ser aprovado no vestibular, preparar-se para vida (universitária).
    Outro ponto fundamental, e que também demandou tempo, foi a organização da SINU (Simulação Interna das Nações Unidas). O legal é que além de toda a experiência adquirida na negociação com patrocinadores e direção do colégio, aprendi muito conteúdo cobrado nos vestibulares. Esse é um exemplo de que conhecimento não precisa ser engessado.

4) Como foi a sua preparação?
R: Existem 2 formas de encarar o vestibular: aprender toda a matéria de uma maneira decorada, que é facilmente esquecida 2 dias após as provas, ou vivenciar essa fase aprendendo de verdade com todas as aulas, apostilas, lendo jornais, participando de trabalhos sociais, tendo conversas informais com os amigos e professores... Afinal, o processo seletivo não quer saber se você só sabe matéria, ele também tem o objetivo de saber se você adquiriu conhecimento suficiente para ir à próxima etapa da vida, que é a universidade. 
   Percebi que a disciplina adquirida no Taekwondo foi fundamental para esse processo, pois sendo esporte ou estudo, você precisa ter regras, conhecer seus limites, enfrentar seus medos, e aceitar que nem todo dia é um brinquedo da Disney e mesmo assim conseguir ter ânimo para persistir.

5) E a emoção ao ver os resultados de tanta dedicação?
R: É bom você ver o fruto do seu trabalho. Ter a sensação de ser aprovado é a confirmação de um trabalho bem feito, que garante a certeza do quanto vale a pena criar uma meta, focar-se nela (mesmo que isso demande abdicação de outras coisas) e mergulhar de cabeça no que se faz. O resultado quando se vivencia verdadeiramente a experiência é sempre mais gratificante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário