sábado, 25 de janeiro de 2014

Tudo começa com um sonho


Que este lindo sábado traga ânimo e inspiração para todos!
Hoje na estrada, escutando a uma entrevista na rádio, parei para pensar o quanto hoje em dia as mídias e as próprias pessoas nos intimidam de sonhar. Eu mesma faço isso. Visualizamos algo que gostaríamos e, logo em seguida, vem a frase "Mas, essa é a realidade!" que é sempre uma realidade oposta ao que desejamos.
Acontece que precisamos ter um sonho para que ele tenha chance de se tornar realidade. Como já disse anteriormente, é o nosso combustível da vida. Não importa qual seja o seu... pode ser um carro novo, uma viagem, um novo amor, uma nova habilidade... ele não pode ser maior nem menor do que outros. Ele é o SEU sonho. 
Antes eu achava que meu sonho tinha que ser enorme, e ficava difícil saber qual era, de escolher um único. Mas não, ele é aquilo que te motivará naquele momento da sua vida, é um desejo, um objetivo. Tá certo que às vezes não sabemos qual é, ou nosso interior já sabe o que queremos e o que estamos precisando, mas não conseguimos identificar, reprimimos, por acharmos muito irrelevante ou até mesmo grande demais para nós, meros mortais! Ou por levar muito em conta o que é certo e errado na sociedade, no mundo corporativo, na cultura do local, seguindo padrões.
Precisamos olhar para todas as esferas da nossa vida e classificar tudo em "importante" e "descartável". Importante = vale a pena focar todas as suas energias. Descartável = não desperdice suas energias, guarde-as para o que importa! Perdemos muito tempo com coisas que não nos agregarão, seja tentando agradar a pessoas que não caminham com a gente, seja tentando aprender coisas só pq deixarão o currículo bonito, sendo que no fundo não nos agrada saber aquilo, enfim, gastando a energia da nossa real motivação. 
Muitos dizem que há um destino traçado para cada um e que é aquilo que vai acontecer... ok, então vamos ficar esperando? Afinal, não podemos fazer mais nada? Acredito sim, que haja um pouco de destino nas nossas vidas (sem, de forma alguma, querer entrar em nenhum aspecto religioso). Mas nós podemos, a partir de cada escolha, ter diferentes possibilidades, afinal, estamos em um universo de infinitas delas!
Com pequenas conquistas chegamos às grandiosas! 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sobre a pessoa mais importante

                          750 visualizações! Muito obrigada pelo apoio, pessoal!!!

 Do livro "Steve Jobs em 250 frases", segue uma que  gostei muito e acho que tem a ver com a busca pela felicidade (sem querer parecer clichê):

 "Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa... Não deixe o ruído das opiniões alheias abafar sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles já sabem, de alguma forma, o que você realmente quer se tornar".
                              - Discurso de formatura na Universidade de Stanford, 2005.

 Super concordo!!! E não pq ele é o Steve Jobs, ícone da inovação, do sucesso, da superação de obstáculos... mas pq ninguém é mais importante do que nós mesmos! Ok, no dia-a-dia podemos nos esquecer disso e viver no automático, mas é preciso sempre lembrar que, independente do que os outros pensem, achem, falem, julguem, só nós vivemos a nossa vida. Ninguém sabe de fato o que se passa na vida do outro. Portanto, devemos nos entregar àquilo que acreditamos que seja importante para nós, mesmo que venham os julgamentos, ou até a frustração, o fracasso... que fique como aprendizado! E bora pra próxima! Melhor se arrepender daquilo que fez, né?!
 Sobre a parte do coração e intuição já saberem o que você realmente quer se tornar... Steve Jobs, de coração, espero que você esteja certo nisso tbm!!! rs. Para algumas pessoas é muito difícil saber qual é a vocação, aquela perguntinha "afinal, para quê eu vim ao mundo?" sempre vem em mente como se elas sempre tivessem que estar fazendo algo de extraordinário. Quando tentamos, tentamos, e não encontramos aquele caminho 100%, podemos nos frustar. Vamos tentar então ouvir mais a nossa voz interior, sem deixar que outros nos influenciem.
 Lembrei da famosa frase do filme "Em busca da felicidade!" (aliás, esse é um dos filmes mais lindos que já vi!) que o pai, Will Smith, diz ao filho (filho no filme e na vida real tbm) após desanimá-lo sobre ser um jogador de basquete. Vou finalizar o post de hoje com ela... 

 "Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final".


domingo, 19 de janeiro de 2014

Ai, o domingo...

Fique tranquila! Você não é a única que passa por isso!
Infelizmente, a crise do domingo à noite, que se estende pela segunda-feira pela manhã, atinge milhares ou até milhões de pessoas pelo mundo. Ela não diz respeito à insatisfação profissional (é claro que se houver, a crise será pior e mais frequente), ela diz respeito ao final de dias em que você esteve fora das suas obrigações, em que pôde fazer mais coisas que gosta, que pôde ficar cercado das pessoas que gosta, que não teve tantas cobranças...e não quer que isso acabe e comece mais uma semana cheia de desafios, problemas a serem enfrentados, pendências deixadas na semana anterior. 
Além disso, psicólogos dizem que todo novo início traz uma insegurança, pois não sabemos o que virá e saímos da nossa "zona de conforto"onde tudo é conhecido. Com uma nova semana, não é diferente. Vem o medo, o desânimo, o começar tudo de novo...
Eu tbm sofro com ela, rs. Confesso que quando ouço pessoas de diferentes níveis hierárquicos e diferentes profissões falando sobre a bad do domingo, me dá um certo alívio! Mas acho que podemos aos poucos enfrentar isso com mais naturalidade.
No domingo, é bom fazermos coisas que gostamos e nos fazem bem, e não ficar em casa assistindo àqueles programas de domingo que são uma tortura nacional! rs. As musiquinhas do Faustão e do Fantástico, são de chorar! Nada contra os programas, mas suas músicas já nos trazem a dorzinha do fim do final de semana! Por isso, se tiver a opção de se distrair, passear, descansar, melhor!
Outra coisa importante é tentar não deixar acumular tanta coisa para resolver na segunda-feira. Assim começamos a semana mais tranquilos, podendo pensar com mais calma e entrar no ritmo sem grandes pancadas.
Programar coisas legais para a semana tbm é uma ideia! Marque um jantar com os amigos, ou um cinema com o companheiro...assim você sabe que logo estará fazendo algo que gosta e te tira da rotina.
Trabalhar não é tão ruim assim! Pense na quantidade de coisas que você faz que te animam e te trazem satisfação! Relembrar diariamente quais são seus objetivos de vida tbm te motivarão a arregaçar as mangas e se entregar ao que virá!
Assim quem sabe você poderá deixar de pensar como muitos que acham que o melhor dia da semana é a terça-feira (que é o dia mais longe da segunda! Rs!).
Keep going =)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Permita-se!


Como a própria introdução do blog diz, nós mulheres TEMOS QUE muita coisa! 
Temos que trabalhar, ter o inglês fluente, estudar outras línguas, nos manter estudando, cuidar da casa, cuidar do animal de estimação, cuidar das contas, manter uma poupança (= economizar), fazer academia, ler 2 livros por mês, dar atenção para a família, manter contato com os amigos, manter os rituais da religião (missas, cultos), cuidar da saúde... tá, até aí, os homens também! 
Mas ainda temos que estar sempre com a parte estética em dia, senão não nos sentimos bem. E isso implica em fazer dietas + drenagens e afins + comer mil sementes e cápsulas + passar protetor solar a cada 3 horas + usar produtos anti-tudo + hidratar a pele e o cabelo + fazer a unha toda semana + fazer depilação + tomar x litros de água + estar sempre na moda + combinar o sapato com a bolsa com os acessórios.. temos também que LIDAR COM A TPM, rs. 
E ainda, as mais sentimentais como eu, tentar diariamente relevar mil coisas, senão já era, ficamos totalmente abaladas e tudo foge do controle! Aí vem terapias, iogas e etc. 
Isso contando que a maioria trabalha no mínimo 8 horas por dia, de segunda a sexta. Quantas horinhas sobram para todo o resto?!
Ok, muitas mulheres não estão nem aí para metade dessas coisas que citei, e eu as admiro MUITO por isso. Mas não deve existir uma única que não tenha essas preocupações pelo menos de vez em quando! Afinal, a sociedade exige certas coisas de uma mulher.
Isso sem contar as que são casadas e tem filhos, né?! Aí a lista mais do que dobra! 
Mas tudo bem. O tema "Permita-se" foi proposital em uma sexta-feira =D
Com tudooo isso..temos que nos permitir de vez em quando!
É saudável fazer as coisas que você gosta quando você acha que merece! Claro que deve haver um equilíbrio, senão vai tudo por água abaixo..mas a pressão e as regras do cotidiano devem ter uma pausa, pelo menos aos finais de semana, ou nos dias de maior stress. Sem contas nas férias. Dormir até mais tarde, comer um doce, comprar algo que você tenha gostado, sair sem horário para voltar, deixar a maquiagem de lado, conhecer novos lugares e fazer coisas diferentes.. enfim, cada um sabe o que vai te "aliviar" em um dia ou uma hora dedicado a você mesmo! Quebrar a rotina e não TER QUE nada de vez em quando, também é muito bom e te liberta!

Mas depois.. TEM QUE voltar com tudo! rs.
Ótimo final de semana a todos e todas!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ser e Parecer

Tenho percebido o quanto o tema "Apresentação" está presente no nosso dia-a-dia.
Nas entrevistas de emprego, tudo o que se quer é causar uma boa impressão através de sua apresentação pessoal. Na faculdade, independente do conteúdo, tínhamos que caprichar no Power Point. No trabalho também é assim, tudo deve estar em um ppt ou mesmo em um e-mail para que outros vejam. Na pós-graduação, tivemos um "script" sobre apresentação pessoal e técnicas de apresentação. Em diversos sites sobre carreiras, essa palavrinha está presente e sempre acompanhada das palavras "surpreender, impressionar, causar impacto". É o que todos querem e não só na profissão!



Muitos blogs de sucesso entre as mulheres falam sobre moda, beleza, alimentação, fama..tudo que impacte em como os outros vão te perceber / em como percebemos os outros. Sua imagem pessoal é o seu cartão de visita. É como um produto em uma prateleira: você acaba julgando-o pela embalagem. Se não gostou da embalagem ou se ela está deteriorada, dificilmente irá escolhê-la. A não ser que já tenha uma experiência de consumo anterior positiva. Aí vai gostar e indicar, mas os novos consumidores terão uma barreira a ser quebrada com relação àquele produto "feio".


Hoje mesmo almocei em um restaurante por quilo muito bonito e agradável. Um buffet com várias opções e todas com caras boas. Foi uma decepção, pois não gostei da comida e nem da sobremesa. Já um outro restaurante bem simples que costumo ir, não chama a atenção, mas tem um tempero ótimo!
Se eles caprichassem mais no visual, atrairiam mais clientes.
Se um vendedor tiver uma boa aparência, inicialmente, atrai a atenção de mais clientes. Depois é claro, é preciso sustentar com competência, experiência, oferecendo uma solução, não importa como ou quem faça isso por ele. 
Também uma paquera se inicia pela apresentação física. Não estamos falando de beleza padrão, mas sim do jeito de ser, de se portar e se posicionar da pessoa, que envolve uma série de aspectos. E também depende do ambiente no qual o indivíduo está inserido..é a mesma pessoa, em apresentações diferentes.


E é assim com tudo. Quantas pessoas não conhecemos que são ótimas de papo, super simpáticas, bem relacionadas, mas não são realmente boas naquilo que fazem? Possuem um bom posicionamento profissional com respaldo de pessoas que sabem fazer bem determinada tarefa e não se destacam como ele. E é assim que é, sem problemas. Um não quer o lugar do outro, pois possuem perfis e focos diferentes. Ambos estão satisfeitos e se complementam. Talvez se trocarem de posição, fracassarão.
Já ouvi muitas vezes "tal pessoa surpreendeu, com aquela carinha, foi lá e fez!" ou "quem diria que aquela pessoa com cara de tão inteligente não conseguiria concluir a etapa".
O julgamento inicial é sempre o que balizará a reação das pessoas depois que te conhecem um pouco mais ou depois que veem algum resultado seu. Acho que ninguém parece 100% do que é em lugar nenhum..em alguns casos, isso pode até ser positivo, pois a chance de arrancar um "uau!" é maior! Em outros, pode criar barreiras.


Na nossa vida, parecemos mais do que somos? Ou somos mais do que parecemos?
Será que sabemos responder?



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Inevitável evolução

Às 410 pessoas que visualizaram o blog, o meu muito obrigada!!! 
Espero que essa visualização, mesmo que rápida, tenha te inspirado pelo menos um pouquinho! 

Vou escrever um trecho do livro "A águia e a galinha", do Leonardo Boff, que muito tem a ver com o que escrevi ontem ao introduzir o blog, sobre a nossa evolução constante.


"A consciência pode entrever o termo do processo evolucionário. Nos sonhos e nas projeções do imaginário, antevê a perfeição e a plena realização das potencialidades da criação. Sonha com o mergulho humano no oceano insondável do Ser. Tem a capacidade de saltar por cima do tempo e do processo em curso e se colocar na culminância derradeira da evolução. 

Em razão desta capacidade da consciência, deriva-se um drama: como combinar a perfeição final com o estágio imperfeito atual? Por que temos que percorrer, pacientemente, este longo percurso até chegar à perfeição terminal?

O drama se agrava em face da realidade da entropia, do desgaste das energias, do envelhecimento natural e da inevitabilidade da morte. O dia ensolarado caminha lentamente para a noite escura. O ridente verdor da primavera desliza preguiçosamente para o vermelho alegre do verão. Para o amarelo sereno do outono. E para o cinzento desbotado do inverno. Todos os seres vivos nascem, crescem, maduram, envelhecem e morrem. Nenhuma força poderá deter esse curso irrefragável das coisas".

Esse trecho me chamou muito a atenção por falar da nossa ansiedade sonhadora que salta por cima do tempo e visualiza tudo lindo e perfeito lá na frente! Quando volta, vê que a realidade está muito distante e fica se perguntando como chegar naquela perfeição. Como ter paciência para chegar nela. Como saber se o caminho que está sendo percorrido é o caminho para ela. 

Acontece que não conseguimos planejar e prever tudo. Fazemos o que nos é possível no momento atual, e no que julgamos correto, de acordo com nossa criação, vivências e aprendizados. Também de acordo com o ambiente no qual estamos inseridos. Não há nenhuma fórmula exata que nos leve aos nossos sonhos..aliás, até mesmo nossos sonhos são mutáveis.

Quantas pessoas já tomaram rumos diferentes daquilo que planejavam há poucos anos. Eu ainda me espanto quando vejo tais mudanças, mas percebo que comigo também é assim! E como é! Não é possível ter certeza do que vai acontecer, nem mesmo do que queremos que aconteça..tudo é parte de uma longa vivência cheia de surpresas! Nem sempre boas, mas para algum motivo elas servem, tenho certeza! 

Mesmo assim, continuamos planejando e sonhando.. É isso que nos leva adiante!



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

"O que você está fazendo para mudar?"

Para começarmos bem, resolvi postar um texto que recebi de um psicanalista (que tem um trabalho fantástico) no final do ano e achei muito inspirador!  

O que você está fazendo para mudar?

A única certeza que existe é a de que tudo, na vida, está sempre se transformando. Como um caleidoscópio girando: o sol retocando os dias a partir da escuridão, moléculas formando regatos, riachos e rios que vão em frente alterando correntes na imensidão, árvores soprando sementes que os arqueiros do vento arremessam como flechas para fecundar outro chão.

Você já observou a lagarta? Deixa o casulo para se tornar borboleta porque há sonhos demais dentro dela querendo voar! Enquanto existirmos, nada permanecerá. No entanto, por que será que nos apegamos tanto ao que nos acostumamos - gestos, crenças, palavras, caminhos?

Como um trem que, não podendo optar, segue sem destino, se agarrando todo dia ao mesmo trilho. Sem reconsiderar, sem arriscar, amaldiçoando a sorte por não brilhar. Por que será que tantas vezes tememos tomar a vida nas mãos ainda que isso possa nos levar a reinventar o mundo e o que somos?

Por que evitamos nos afastar do cais se só assim aprendemos a lidar com os movimentos do mar? Nascemos para crescer, germinar, florescer, para iluminar os céus como chuvas de prata. E a magia está nas escolhas que fazemos. Você pode mover o caleidoscópio ou continuar parado observando, acordar ou permanecer adormecendo, ir em frente ou ficar esperando. O que você está fazendo para mudar?

Concepção e texto: José Oliva



Questione-se!

Quem não se questiona ao menos uma vez ao dia? 
Quando o despertador toca segunda-feira de manhã; quando está no trânsito; quando dá aquela dor de estômago de tensão; quando os minutos para fazer suas refeições estão contados; quando percebe que suas amizades são apenas via WhatsApp; quando percebe que uma das frases mais faladas para as pessoas que você gosta é "Vamos combinar!"; quando vê uma foto de praia e tem vontade largar tudo e sair correndo...há inúmeras coisas que nos fazem pensar "Será que estou fazendo a coisa certa com a minha vida?"

Podemos nos questionar diariamente esperando chegar um dia em que vamos pensar "Pronto! Agora sim minha vida está perfeita e tenho 100% de certeza de que estou no caminho certo!" ou "Cheguei exatamente onde queria! Agora é só ser feliz!"...será que esse dia chega? Será que de fato queremos isso?


A vida é feita de movimento, mudanças, transformações.

Penso que estamos em constante evolução, interna e externa, na carreira e no amor, e a cada novo dia, a cada nova conquista, a cada novo desafio, vamos nos descobrindo e seguindo os caminhos que julgamos serem os melhores para aquele momento! E não para sempre. Aliás, pouquíssimas coisas na vida são para sempre, e essas sim temos que reconhecer e valorizar, dando tudo de nós por elas. Sobre o que não é para sempre, vamos usando de degraus para chegar lá! Não lá no "final", onde tudo estará resolvido e pronto. Mas lá no final desta etapa e início da próxima. Não teria graça se estivéssemos caminhando para um FIM; tem muito mais graça quando caminhamos para um novo COMEÇO!

Tenho 26 anos e percebo que parece que quero que tudo esteja pronto e resolvido antes dos 30! Então vamos chamar de "idade produtiva" a idade até os 30! Idade em que parece que você acordará e tudo estará diferente e mais difícil. Oras, não deve ser assim, mas vamos fazer essa fase pré-30 valer a pena!!!


São tantos os questionamentos e tantas as reflexões, que acho justo dividir com aqueles que estão dispostos a ler e interagir! Vamos criar juntos um espaço com textos legais, entrevistas, dicas de leitura, cases, enfim, tudo o que nos faça ir para FRENTE!