Às 410 pessoas que visualizaram o blog, o meu muito obrigada!!!
Espero que essa visualização, mesmo que rápida, tenha te inspirado pelo menos um pouquinho!
Vou escrever um trecho do livro "A águia e a galinha", do Leonardo Boff, que muito tem a ver com o que escrevi ontem ao introduzir o blog, sobre a nossa evolução constante.
"A consciência pode entrever o termo do processo evolucionário. Nos sonhos e nas projeções do imaginário, antevê a perfeição e a plena realização das potencialidades da criação. Sonha com o mergulho humano no oceano insondável do Ser. Tem a capacidade de saltar por cima do tempo e do processo em curso e se colocar na culminância derradeira da evolução.
Em razão desta capacidade da consciência, deriva-se um drama: como combinar a perfeição final com o estágio imperfeito atual? Por que temos que percorrer, pacientemente, este longo percurso até chegar à perfeição terminal?
O drama se agrava em face da realidade da entropia, do desgaste das energias, do envelhecimento natural e da inevitabilidade da morte. O dia ensolarado caminha lentamente para a noite escura. O ridente verdor da primavera desliza preguiçosamente para o vermelho alegre do verão. Para o amarelo sereno do outono. E para o cinzento desbotado do inverno. Todos os seres vivos nascem, crescem, maduram, envelhecem e morrem. Nenhuma força poderá deter esse curso irrefragável das coisas".
Esse trecho me chamou muito a atenção por falar da nossa ansiedade sonhadora que salta por cima do tempo e visualiza tudo lindo e perfeito lá na frente! Quando volta, vê que a realidade está muito distante e fica se perguntando como chegar naquela perfeição. Como ter paciência para chegar nela. Como saber se o caminho que está sendo percorrido é o caminho para ela.
Acontece que não conseguimos planejar e prever tudo. Fazemos o que nos é possível no momento atual, e no que julgamos correto, de acordo com nossa criação, vivências e aprendizados. Também de acordo com o ambiente no qual estamos inseridos. Não há nenhuma fórmula exata que nos leve aos nossos sonhos..aliás, até mesmo nossos sonhos são mutáveis.
Quantas pessoas já tomaram rumos diferentes daquilo que planejavam há poucos anos. Eu ainda me espanto quando vejo tais mudanças, mas percebo que comigo também é assim! E como é! Não é possível ter certeza do que vai acontecer, nem mesmo do que queremos que aconteça..tudo é parte de uma longa vivência cheia de surpresas! Nem sempre boas, mas para algum motivo elas servem, tenho certeza!
Mesmo assim, continuamos planejando e sonhando.. É isso que nos leva adiante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário